Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês.
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa da Ordem da Visitação. Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção.
Praticar a devoção ao Sagrado Coração de Cristo, portanto, significa adorar aquele Coração que nos amou até o fim, que foi trespassado por uma lança e do alto da Cruz derramou sangue e água, uma fonte inesgotável de vida nova.
No Carmelo uma Santa se destacou em sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus: Santa Teresa Margarida Redi. Depois de ter descoberto que o Senhor é amor, é dom, ela lança-se como uma corça sedenta pelas águas vivas na busca de uma intimidade maior com o Senhor. Quer esconder-se no Coração de Jesus onde ninguém pode perturbar seu amor. O amor sempre leva à doação total, à entrega de si mesmo como vítima, como holocausto. “Quero ser uma vítima do Vosso Coração Sagrado, consumida toda em holocausto com o fogo do vosso Santo Amor.”
Teresa Margarida encontrou na meditação da Paixão de Cristo e no seu Coração o segredo da sua pureza, simplicidade, amor e caridade.
O Sagrado Coração de Jesus é mais que uma devoção, é uma espiritualidade. É a espiritualidade da ternura, do coração, é a mística do afeto. É reconhecer que Deus é mais que Pai, Ele é Pai e Mãe, e tem um colo para nós.