Beata Maria Sacrário de São Luís Gonzaga

Maria Sacrário de São Luís Gonzaga nasceu em Lillo, Província de Toledo, Espanha, no dia 8 de janeiro de 1881. Fez o curso de Farmácia, sendo uma das primeiras mulheres que alcançaram o título na Espanha.
Em 1915, entrou no mosteiro das Carmelitas Descalças de Santa Ana e São José de Madri, demonstrando ser uma mulher de “caráter forte e enérgico, capaz de levar até ao fim os mais altos ideais de santidade”, como foi testemunhado pela sua Mestra de noviças.
Maria Sacrário fez sua Profissão Religiosa no dia 24 de dezembro de 1916. Foi uma excelente Carmelita, da qual podia se afirmar: cumpriu o ideal proposto. Em seis de janeiro fez sua Profissão Solene e exerceu o cargo de enfermeira.
Em janeiro de 1927 foi eleita priora da comunidade e exerceu o cargo por um triênio. Terminando o triênio, foi nomeada mestra de noviças, de 1930 a 1933.
No início de julho de 1936, Madre Maria Sacrário foi de novo eleita Priora da comunidade, e após alguns dias o Carmelo foi assaltado por uma multidão violenta que saqueou e destruiu muitas coisas.
No dia 14 de agosto desse mesmo ano, os soldados levaram a Madre prisioneira. No dia 15 de agosto ela foi fuzilada, concretizando-se assim o seu desejo de morrer mártir por Cristo, imolando-se pelo bem da Igreja.